Justiça acaba com obrigatoriedade de simulador para CNH

Redação do Diário

Justiça acaba com obrigatoriedade de simulador para CNH
Na última terça-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acabou com a obrigatoriedade do uso do simulador para obtenção da Carteira Nacional de Trânsito (CNH). Até então, o Rio Grande do Sul era o único Estado brasileiro que mantinha como obrigatório a utilização do equipamento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Ainda em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) havia instituído a obrigatoriedade dos simuladores nas autoescolas. Porém, em 2019, o órgão voltou atrás e tornou facultativo o uso do equipamento por meio da Resolução 778/2019.

Novo modelo de CNH começa a ser emitido na quarta-feira, dia 1º de junho

Com o objetivo de anular esta última resolução do Cotran, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC) ajuizou uma ação contra a União em 2019. Para o SindiCFC, a resolução do Cotran ofende aos princípios do contraditório e do devido processo legal, tendo sido uma mudança decidida unilateralmente pela administração.

O pedido do SindiCFC foi julgado como improcedente pela 6ª Vara Federal de Porto Alegre. Com isso, o sindicato apelou para o TRF4, que, nesta semana, analisou o recurso e manteve como opcional o uso dos simuladores.

Leia mais notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Festa do Porongo e do Porco Assado ocorre em Arroio do Só Anterior

Festa do Porongo e do Porco Assado ocorre em Arroio do Só

Hospitais ameaçam romper com IPE Saúde se não forem atendidas novas exigências Próximo

Hospitais ameaçam romper com IPE Saúde se não forem atendidas novas exigências

Geral